Estatística sobre LER/DORT – Jenifer Müzel

Publicado: 19 de agosto de 2010 em Uncategorized

Conforme Celso Amorim Salim explica em seu artigo “Doenças do trabalho: exclusão, segregação e relações de gênero“, “a ascensão dos casos de LER/Dort nos anos 90, além de facultar índices já caracterizados como epidêmicos, indica, sem dúvida, a sua maior proeminência entre todas as doenças ocupacionais atendidas pelo Nusat/INSS-MG. Aliás, essas doenças não foram apenas crescentes em diagnósticos, como também se tornaram campeãs absolutas na distribuição dos benefícios acidentários por espécie diagnosticada.” 

A afirmativa acima se concretiza no gráfico abaixo:

Em adição ao gráfico, vale registrar que, ainda em 1996, a maior incidência das LER/Dort no rol das doenças ocupacionais confirma que estão em primeiro lugar tanto nos atendimentos individuais (49,2%) como nos atendimentos coletivos (92,3%) do Nusat. Sintomaticamente, mesmo nos atendimentos por ausência de doença profissional, as suspeitas de LER foram as mais expressivas (32,6%), seguidas, de longe e em ordem decrescente, pelas suspeitas de leucopenia (22,1%), perdas auditivas induzidas por ruído – Pair (18,6%), asma/alergia respiratória (5,8%) etc.”

 

 

“Representativos, singulares e pontuais, esses dados viabilizaram grande parte da análise empírica. Criado em 1989, como resposta ao crescimento das doenças ocupacionais, o Nusat foi, em âmbito nacional, órgão único do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Localizado em Minas Gerais, suas ações, voltadas para o controle e prevenção das doenças ocupacionais, propiciaram a construção de importante banco de dados, que suportaram a publicação anual de estatísticas relativas à RMBH nos anos 90. Infelizmente, sob os influxos da “reestruturação” dos serviços públicos, o Nusat, que poderia ter servido de modelo para outras unidades da federação, foi, infelizmente, extinto ao final de 1999.

Referência Eletrônica

Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392003000100003&script=sci_arttext>. Acesso em: 19/08/2010 às 11:46.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s